• Increase font size
  • Decrease font size
  • Default font size
19'000Km - A África de Norte a Sul por terra!
A Rota Relatos de Viagem Em Rota - 19º Relato - Entrei em Moçambique. Parte do projecto está concluído

Dia 20 DE JUNHO DE 2011.
O dia em que entrei em Moçambique, num regresso após uma ausência de 32 anos.


Passaram-se todos estes anos, e muito mudou. Eu mudei. Estou aberto a ver o que se me deparar diante dos olhos. Procurei manter-me minimamente informado sobre como a realidade moçambicana foi progredindo após a independência deste País grande, que luta para se tornar um grande País.

Os procedimentos alfandegários decorreram rapidamente. Pedi um visto de 30 dias, uma entrada, que custou 80 dólares americanos. O processamento do visto é feito electronicamente, com a fotografia do proponente feita por uma pequena câmara acoplada a um Pc, e após o registo informático do meu passaporte, foi emitido o visto e impresso em papel autocolante que foi depois aposto/colado numa das suas páginas.

Tive a agradável surpresa de ter ali, ao meu lado, uns amigos de Portugal, mais concretamente de Portimão, que fizeram 960kms para me ir receber à fronteira do Zimbabwe com Moçambique e voltar para Caia onde residem e trabalham vai para quatro anos. Para africano… fazer quase mil quilómetros num dia não é nada……

Não quero fazer inveja a ninguém, mas estes amigos presentearam-me com um jantar de camarões fritos com alho, piri-piri, e muito sumo de limão. Uma delícia. Instalação num hotel local para uma noite de sono, a primeira em território moçambicano, a caminho de Quelimane.

Vou permanecer aqui, em Caia, por mais um dia. Entretanto, já se fizeram ligações para um contacto com as autoridades da Zambézia, dando conta da minha chegada.

Quero aqui deixar com muita estima um grande, grande obrigado a estes meus amigos, Ana e Rui Brito por toda a amabilidade com que me presentearam.

Expresso também, os meus sinceros agradecimentos, a todos os que acreditaram neste projecto e aventura a que meti ombros e que está prestes a terminar “são e salvo”. Foi o vosso apoio nos inúmeros comentários aos meus textos e nos muitos emails que também fui recebendo ao longo da viagem que me deram a certeza que eu trilhava o “caminho certo” e que devia, sem desânimo, continuar em frente mesmo perante todas as adversidades que tive de enfrentar e que fui partilhando convosco, mais uma ou outra a revelar mais tarde.

Sigo amanhã para a província da Zambézia, para a sua capital, a cidade de Quelimane, a 235kms de distância, na margem esquerda do Rio dos Bons Sinais, a escassos quilómetros do Oceano Índico. Volto à terra dos grandes palmares, do chá do Gurúe, e tantas outras riquezas.

Daqui saí em 1959. É verdade… já lá vão uns anitos. Mas a minha escola primária ainda lá está. E aí terminarei o projecto com a entrega de algum material escolar. É um gesto simbólico face à actual população escolar mas, fica a intenção….

Rui Casimiro

 

Comentários  

 
+1 #18 Quelimaneguidalavrador 23-06-2011 18:03
Parabéns Rui, ao ler os teus relatos e ao saber que finalmente chegaste à minha terra (Quelimane) senti uma alegria enorme e fiquei comovida. Não te esqueças de visitar o Colégio onde estudámos e, se precisares de alguma coisa procura o Sr.Gaspar actual administrado r da terra, dá-lhe cumprimentos da família Lavrador, ele trabalhou no BNU quando aí estivémos e é uma óptima pessoa. Bjs e tudo a correr bem conf. teus desejos.
Citar
 
 
+1 #17 INVEJAOlavo Lima 23-06-2011 14:17
A m/admiração pelo valor do S/feito. Agora ainda mais fan. Um grande abraço
Citar
 
 
+1 #16 Re: Em Rota - 19º Relato - Entrei em Moçambique. Parte do projecto está concluídoLidia Dionisio 23-06-2011 14:06
PARABÉNS RUI.
Boa estadia na «terra». Um beijo. Lídia
Citar
 
 
+1 #15 Home, againJorge Leite 22-06-2011 23:44
parabéns Rui. Espero que a chegada tenha excedido as espectativas e que tenha recebido o calor humano caracteristi co dos Zambezianos. Estou cerrto que sim. Feliz estadia. Abraço
Citar
 
 
+5 #14 Chegaste...Suzy 22-06-2011 19:38
Vou só citar uma frase do poeta Sebatião da Gama:

"... é por dentro que se rompem os caminhos do impossível!"
Acabaste de o fazer - a viagem a Quelimane e a viagem por dentro de ti mesmo. Deves orgular-te de quem és; eu orgulho-me de poder chamar-te Amigo!
Um abraço
Suzy
Citar
 
 
+3 #13 Malambe ou mukua, o fruto do baobá ou embondeiro!Alexandre Polleri 22-06-2011 14:35
Caro Rui Casimiro,
obrigado! Foi um prazer irresistível "viver" esta viajem tão intensamente ! ...acompanhando , lendo, vendo as fotografias, sentindo muito receio mas também muita força e coragem!
É preciso ser muito forte para levar até ao fim, e sozinho, um projeto desta magnitude. É preciso ser muito humano para partilhar o pouco que se leva, ser muito teimoso para prosseguir o objetivo e sem dúvida alguma, ter uma alma do tamanho de África para levar aos mais "novos" a esperança num mundo melhor!
Nós por cá ficamos... contentes mas já um pouco saudosos!
PARABÉNS!
Abraço,
AP
Citar
 
 
+1 #12 Congratulati ons !!!!!Marisia Carrajola 22-06-2011 13:41
La diz o ditado "Dos fracos nao reza a historia"!!!
Desejamos-te um final de viagem tranquila e vai preparando o coracao para a emocao da chegada a Quelimane.
Um xi-coracao apertado. Jorge e Misa
Citar
 
 
+2 #11 PARABÉNS!!Raquel 22-06-2011 13:26
(o "meu" comentário anterior, é na verdade, da autoria do Fernando, que por lapso, enviou em meu nome. fica a intenção! :))

Muitos parabéns, já sei que daqui a pouco, depois do almoço irás então chegar ao teu destino final - a visita à escola.

Hoje vou celebrar a tua chegada são e salvo!!
Viva tu!
Citar
 
 
+2 #10 FinalmenteArtur Cruz 22-06-2011 11:57
Parabéns amigo e um abraço do tamanho do mundo, nunca tive duvida que conseguirias .
Artur
Citar
 
 
+2 #9 Re: Em Rota - 19º Relato - Entrei em Moçambique. Parte do projecto está concluídoRaquel 22-06-2011 10:10
Parabens Rui,obrigado pelos relatos e por teres acreditado,f oste um exemplo de perseverança e coragem,que a estadia em moçambique seja boa,abraço.
Citar
 

Comentar


Código de segurança
Actualizar

Apoio



Alojamento e design "by" 
www.ttverde.com